A Lenda de Zelda
Marcadores: Curiosidades

Desde a era de Pong as narrativas dos videogames evoluíram de forma incrível, simples objetivos como, derrote o dragão ou salve a princesa, passaram a fazer parte de maravilhosas histórias épicas. The Legend of Zelda ou A Lenda de Zelda (como é mais conhecido no Brasil) emerge em uma época extremamente promissora, quando o mercado estava dividido em, jogos casuais de plataformas e de RPGs.
A história de Zelda é um sucesso graças à inovadora narrativa, na época foi considerada um dos primeiros games épicos. O motivo dos diferentes jogos serem facilmente conectados, é a forma como são criados, os desenvolvedores geralmente se dedicam à jogabilidade e tema e só definem o enredo no final do projeto. O resultado é a criação de um universo onde todos os elementos dos diferentes jogos são bem definidos.
Os personagens principais
A maioria das séries giram em torno do personagem principal Link, um jovem guerreiro vestindo uma túnica verde, na qual é dada a missão de salvar a Princesa Zelda. Ganondorf é o principal vilão da história, muitas vezes aparece no final da jornada como o último desafio. A trama acontece no mundo de Hyrule criado pelos deuses de ouro, muito dos detalhes da criação de Hyrule é sutilmente revelado durante as diferentes sagas e aventuras de Link.

Os Jogos mais vendidos
Desde o Lançamento do primeiro jogo a franquia vendeu mais de 67 milhões de cópias em todo o mundo, The legend of Zelda foi a quarta melhor venda para NES de todos os tempos. A série consiste em 16 games oficiais para todos os tipos de consoles da Nintendo, além de vários spin-offs. Muitos desenhos animados baseados na historia foram lançados em 1989, mangás e adaptações são aprovados pela empresa desde 1997.Contudo alguns jogos possuíram um número de vendas muito superior, alguns devido à novidade, outros graças ao enredo e inovações na jogabilidade. O sucesso de vendas acompanha a fama da maioria dos games, destacando estes dos vários outros.
Anos 80
The Legend of Zelda foi lançado no Japão em 1986 para o Famicom, a primeira plataforma da Nintendo, um ano depois chega ao mercado norte americano e europeu. O jogo contava com um extra, uma segunda aventura acessível ao completar todas as missões, novas tarefas, itens e inimigos, eram destravados.O segundo game, Zelda II: The Adventure of Link inovou no modo de jogar trocando a perspectiva de cima para baixo, pelo side-scrolling, onde os personagens se moviam da direita para a esquerda. Foi desenvolvido para NES, a nova plataforma da Nintendo da época, chegou aos Estados Unidos e Europa um ano após o seu lançamento em 1987.
Anos 90
Em 1991 foi lançado para SNES A Link to the Past, o terceiro game da série trouxe de volta o modo tradicional de jogar e adicionou o conceito de uma dimensão alternativa, The Dark World. Uma nova versão foi lançada para Game Boy Advanced em 2002.Link’s Awakening chegou em 1993, foi o primeiro Zelda para Game Boy, a história se passava fora de Hyrule e a princesa Zelda não participava da aventura. Em 1998 foi relançado como um extra colorido e com fases que permitiam a edição com o Game Boy Printer.
Depois de um hiato, a Nintendo lança em 1998 Ocarina of Time para Nintendo 64, marcando a transição da série para o mundo 3D. Foi um grande sucesso, ficou conhecido como Zelda 64, obteve boa críticas das revistas especializadas e entrou para a lista dos melhores jogos de todos os tempos. Em 2006 foi classificado como o melhor jogo para esse console.

Documentário The Legend of Zelda – Time Line
Baseado no livro Hyrule Historia, lançado pela Nintendo para explicar os detalhes da Lenda de Zelda, o portal Game Trailers produziu um documentário relembrando os episódios dessa grande mitologia. Nele você poderá entender melhor alguns detalhes do incrível mundo de Link e a sua turma, além de relembrar grandes clássicos da saga.
O documentário está dividido em três partes.
Tudo Mais Download
Facebook
G+
Twitter
Youtube
Email